Tulum: Ruínas e Praias

Tulum: Ruínas e Praias

Um dos locais que mais gostei de visitar no México foi a cidade de Tulum, bem próximo de Playa del Carmen.

Tirei esse dia para conhecer as famosas ruínas maias e também curtir um pouco da praia.

Tulum é um sítio arqueológico muito antigo, uma muralha maia, que protegia a cidade de invasores e também era um dos seus principais portos.

Minha ida até as ruínas se deu de Playa del Carmen e foi muito rápido e fácil ir pra lá. Como fiquei na Quinta Avenida, tive que ir andando até a Calle 2 com a Avenida 20, de onde saem as vans (colectivo, como eles chamam por lá – fotos abaixo) para vários lugares, incluindo Tulum.

O horário das vans para Tulum era de 05h30 até 23h00 com vans saindo a cada 5 minutos. O valor foi de 45 pesos para ir e 45 pesos para voltar, totalizando 90 pesos (Lembrando que fui em Novembro/2019 e a cotação do dólar estava 1US$ = 18,15 MXN).

Dentro do coletivo é só você informar ao motorista que vai descer em Tulum para ir até as ruínas. Muita gente desce ali também. Não tem erro. O trajeto dura cerca de 40 minutos!

Descendo do coletivo você deverá fazer uma caminhada por cerca de 15 minutos até chegar à entrada do Parque Arqueológico para poder comprar os ingressos. O preço do ingresso (foto abaixo) foi de 75 MXN. As visitas também podem ser guiadas, porém o valor é bem mais alto para grupos.

Dos edifícios mais famosos destacam-se castelos e templos dedicados aos deuses, locais importantes para a cultura maia.

Certamente você vai se encantar com o contraste entre as ruínas e o mar azul-turquesa. Dentro do próprio sítio arqueológico você pode ter acesso à praia, que na maioria das vezes fica bem cheia, pela proximidade com as ruínas. A vista é realmente incrível!

O trajeto todo dentro das ruínas dependa da sua disposição e do clima também. Estava muito calor e não demorei muito por lá, afinal, queria também me jogar nesse marzão que já vislumbrava enquanto conhecia as ruínas.

Pesquisando encontrei a famosa Playa Paraiso, e logo depois de sair das ruínas e caminhando por um trilha pude perceber porque a praia tinha esse nome: É realmente um paraíso!

Ali pela praia existem uma infinidade de restaurantes, pousadas e resorts, pronto para atender às diversas necessidades dos clientes.

Você tem a opção de ficar num desses espaços, alugando espreguiçadeiras, ou ficar mesmo na areia, aproveitando o sol. E que sol!!

Alguns restaurantes também permitem uso do banheiro e chuveiro mediante o consumo de bebidas, o que acaba sendo uma troca legal, já que no final do passeio você certamente vai precisar de uma bom banho antes de voltar ao seu local de origem.

E nada melhor que tomar uma Piña Colada e aproveitar esse mar, não é verdade? Foi exatamente o que fiz estando ali!

A volta para Playa del Carmen se deu da mesma maneira: Caminhando até o ponto de parada dos coletivos (no mesmo local onde desembarquei na chegada em Tulum) e aí foi só esperar as vans, que chegam a todo momento. O preço, como disse lá no começo do relato foi também de 45MXN, bem barato!

Coloque Tulum no seu roteiro quando estiver no México e não deixe de passar um dia nessa praia linda e com a água fresquinha que só as praias do Caribe têm!!