Cairo – Visitando Saqqara, Dashur, Memphis e Gizé

Cairo – Visitando Saqqara, Dashur, Memphis e Gizé

Primeiro dia em Cairo

Depois de toda dificuldade, chego em Cairo observando sua peculiaridade. Prédios antigos, inacabados, ainda no tijolo (fato explicado depois pelo guia, que quanto mais acabamentos as fachadas tiverem, maiores são os impostos, por isso os prédios possuem essa aparência), sem falar na areia, muita areia.

O dia começou por Saqqara, seguido do museu em Memphis e terminou em Gizé, visitando as Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Saqqara e a Pirâmide de Djoser

Primeira parada do roteiro. Saqqara (Sacará) é conhecida porque nela se encontra o Complexo Funerário de Djoser, rei da III dinastia egípcia onde está a pirâmide de degraus (ou como chamam, escalonada).
A pirâmide, de 2630 a.C, não é exatamente uma pirâmide. O arquiteto do rei, Imhotep, ergueu no lugar uma mastaba (túmulo egípcio antigo), com 3 andares e depois ergueu outros 3 andares, o acabou ganhando a forma de pirâmide.
Nesse sítio arqueológico não há a presença de muitos turistas ou ambulantes tentando vender qualquer coisa, o que ajuda a compreender melhor a história do local e como se iniciou a construção de túmulos em forma de pirâmides. Há quem passe o dia inteira explorando todo o complexo, como não tínhamos o dia inteiro, a visita foi um pouco mais curta.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
ArrowArrow
Slider

Dashur e a Pirâmide Vermelha

Após a primeira pirâmide era hora de visitar mais uma, a que se localiza em Dashur, também conhecida como Pirâmide Vermelha. Foi construída durante o reinado do faraó Sneferu e levou 17 anos para ficar pronta.
Nessa visita também foi permitida a entrada na pirâmide e descida em mais de 60m de profundidade, o que não fiz, devido ao cansaço (desci somente alguns poucos metros).
Nas fotos abaixo dá pra ter uma noção do tamanho e de como é claustrofóbica a descida.

[WRGF id=467]

Memphis (Mênfis)

Primeira capital do Egito (mais de 5000 anos atrás), foi a próxima visita depois de Dashur. Ali visitamos o museu a céu aberto, onde está o enorme Colosso de Ramsés II, seu reinado é tido até hoje como o mais importante do Egito. A estátua fica deitada, pois teve seus pés quebrados depois que foi descoberta em 1820. É possível perceber a grandiosidade da estátua, que em breve será transferida para um novo museu que está sendo construído próximo às pirâmides de Gizé.

[WRGF id=474]

Pirâmides de Gizé

Finalmente chegamos ao momento mais esperado por mim, e acredito que por todos que visitam o Egito: As Pirâmides de Gizé. Nosso guia (fomos em 3 pessoas dividindo o valor do tour: carro + guia) sabia exatamente o que estava fazendo e deixou o melhor pro final. Meu cansaço se transformou em êxtase quando me vi diante das pirâmides e pude deslumbrar aqueles monumentos construídos há mais de 2700 anos a.C.

Foram construídas como tumbas dos reis Quéops, Quéfren e Miquerinos, pai, filho e neto, respectivamente. A maior delas, de Quépos, possui 160 metros de altura e possui cerca de 2,3 milhões de blocos de rochas. Antes de nos aproximarmos delas fizemos um passeio de camelo (dava pena dos bichos que pareciam chorar de dor a cada hora que tinham que baixar e levantar). Após o passeio de camelo, com pausa para fotos, nos aproximamos delas e também da Esfinge, representação de Quéfren, filho de Quépos (que segundo o guia, queria afrontar o pai, por isso além da pirâmide, também construiu a ele próprio, com corpo de leão e seu rosto, protegendo assim seu futuro túmulo).
Uma curiosidade: Os reis eram sepultados com todos os seus pertences, pois acreditavam que ao partirem para a outra vida, levariam também todas as suas riquezas com eles e quanto maior riqueza, maior o tamanho dos seus túmulos.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
ArrowArrow
Slider

 

A experiência de estar diante da única das 7 maravilhas do mundo antigo, que ainda permanecem de pé, resistindo ao tempo era tanta que acabei retornando para admirar outra vez essa grandiosidade. Quem já foi sabe do que estou falando!! A experiência é indescritível!!!!