MEU ROTEIRO E DICAS PARA VIAGEM AO EGITO

MEU ROTEIRO E DICAS PARA VIAGEM AO EGITO

Dicas e curiosidades para uma viagem ao Egito

O Egito é um dos países mais incríveis que já visitei na vida, é daqueles lugares que você sente o choque cultural logo nos primeiros minutos no solo.

Começando por esse post, compartilharei meu roteiro, dicas, informações e relatos do que fiz durante o tempo que passei por lá.

Foto: khanelkhalili.com.br

Cultura e história

A história do Egito vai desde o período dinástico passando, dentre outros, pelo Greco-romano, islâmico, etc. É sempre bom ter o auxílio de um guia durante os passeios, assim se entende melhor o que está sendo mostrado e visto no momento da visita aos atrativos.
Em Alexandria, por exemplo, eu estava sem Guia e “boiei” em algumas coisas, recorrendo ao amiguinho Google para me auxiliar em algumas questões.

É recomendado à mulheres não usarem roupas muito curtas. Principalmente em visitas à mesquitas onde cabelos também devem estar cobertos!
Aos casais também não se recomenda demonstração de afeto em público.

Fotos em locais não turísticos devem ser evitadas se possível. Egito é um país, mesmo estando na África, muito conservador. Lembre-se sempre que não estamos no Brasil e os costumes, cultura são totalmente diferentes do nosso!

Melhor época pra ir

Fui em Abril, tido como melhor época pra ir, pois as temperaturas são mais amenas (ainda assim o calor estava terrível), então a dica é ir entre novembro e abril, que mesmo o calor sendo forte (e clima seco!) não é tão forte como seria indo em outra época do ano.

Visto e moeda local

O visto pode ser retirado ao chegar no aeroporto pagando o valor de US$25,00. A moeda local é a Libra Egípcia (EGP) e o câmbio pode ser feito no mesmo local onde o visto é comprado (o visto nada mais é que um adesivo colado ao passaporte). Levei dólares e consegui câmbio de  1 USD= 17,64 EGP (claro que esse valor é sempre variável).

As coisas no Egito são bem baratas, e eles sempre estão abertos a negociação, pechinchar por lá é a alma do negócio!!

Roteiro e hospedagem

Durante o período que fiquei em Cairo, fiquei no Freedom Hostel (e não, não estou ganhando nada por divulgá-los, simplesmente o hostel é muito bom pra ficar), está localizado no centro e perto de lojas, restaurantes, o staff é muito antencioso, antes de ir perturbei com e-mails e mais e-mails e eles sempre respondiam (às vezes parecem meio grossos, mas é o jeito deles, são bem diretos em algumas questões), e fechei todo o meu roteiro com eles, que me auxiliaram muito e consegui um desconto também (assim como em Marrocos, tente negociar, caso vá ficar lá e fechar os passeios com eles também). O prédio do lado de fora, assim como 99% dos prédios em Cairo, possui o visual feio e mal acabado, porém o hostel é limpo e bem organizado. Vale a hospedagem.

E com o auxílio deles, montei esse roteiro:

Data Local Evento OBS:
14/abr Marrocos-Cairo Tour Pirâmides Saqaara, Dahshur, Memphis e Giza) Chegada em Cairo às 06:00
15/abr Cairo Tour Cairo Antigo, Islâmico e Mercado El Khalili Saída de Cairo para Aswan de trem
16/abr Aswan Cruzeiro pelo Nilo
17/abr Aswan-Luxor Cruzeiro pelo Nilo
18/abr Aswan-Luxor Cruzeiro pelo Nilo
19/abr Luxor-Hurghada Cruzeiro pelo Nilo e Transfer p/ terminal de ônibus Saída de Luxor para Hurghada
20/abr Hurghada Safari no Deserto
21/abr Hurghada Dia Livre
22/abr Hurghada-Cairo Transfer p/ terminal de ônibus Saída de Hurghada para Cairo
23/abr Cairo Tour em Alexandria
24/abr Cairo Dia Livre
25/abr Cairo-Marrocos-Rio Transfer p/ aeroporto Voo de volta saindo às 05:25 de Cairo

Esse foi o roteiro que fiz e deu pra aproveitar exatamente tudo. Claro que sempre dá pra acrescentar um ou mais dias pra ter mais tempo livre, aí fica a critério de quem está indo e do que se deseja fazer. Eu poderia ter incluído mais um dia em Hurghada para fazer um mergulho, porém preferi passar um dia relaxando na praia, já que no cruzeiro as atividades começam bem cedo (lê-se na madrugada), então precisava mesmo relaxar! E foi ótimo!

Do resto, vá com coração aberto, é uma cultura totalmente diferente da nossa, e no final você vai voltar com a sensação de que visitou um lugar incrível e que quer voltar o quanto antes!!

Nos próximos posts falarei de cada local que visitei por lá!

Aproveite e boa viagem!

 

IMPORTANTE:
Depois de passar pela imigração, antes da saída do aeroporto fui revistado pelos seguranças. Isso também ocorreu com outras pessoas, procedimento normal (eu acho né). Eles revistam tudo, roupas, mochilas, mexem em exatamente tudo, deixam a mala uma bagunça. Ainda fui levado a uma sala onde também fui revistado, mas logo após isso fui liberado. Ufa!
A dica é não se alterar e colaborar pra revista acontecer de forma rápida e você ser liberado também rapidamente!